sábado, 30 de maio de 2009

Meia Amazônia NÃO!

Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que, se aprovado, será um golpe mortal para todas as florestas brasileiras e, em especial, a amazônica. O PL 6424/2005, conhecido com Floresta Zero, reduz a reserva legal da região para 50% e ainda permite compensar, em outros locais, qualquer desmatamento que vá além desse limite. O Brasil demorou 450 anos para botar no chão praticamente uma floresta inteira, a Mata Atlântica, que se espalhava em 1 milhão de quilômetros quadrados entre o Paraná e o Rio Grande do Norte. Infelizmente, parece que não aprendemos nada dessa lição. A velocidade de destruição da Amazônia é quase dez vezes maior. Em pouco menos de 40 anos, já perdemos para sempre mais de 700 mil quilômetros quadrados de Amazônia – o equivalente a quase três estados de São Paulo. Se o Floresta Zero passar no Congresso, a devastação assumirá um ritmo ainda mais avassalador.

O Floresta Zero incentiva a derrubada da floresta e inocenta milhares de crimes ambientais. A Amazônia ocupa 5% do solo do planeta e abriga a maior biodiversidade do mundo. Somos hoje o quarto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo. Cerca de 70% de nossas emissões são decorrentes do desmatamento e das queimadas.

Destruir a Amazônia provoca um grande impacto econômico e social no país. A chuva que é produzida na Amazônia é importante não apenas para a região. Ela ajuda na geração de energia, na produção de alimentos e no abastecimento de água no centro, sul e sudeste brasileiro. Para os mais de 22 milhões de brasileiros que habitam a Amazônia, o desmatamento nunca trouxe desenvolvimento social. Cerca de 85% dos casos de trabalho escravo do país ocorrem nas áreas desmatadas da Amazônia.

Ao invés de aumentar a proteção do meio ambiente e estabelecer metas para a redução do desmatamento, o Congresso Nacional estará dando as costas para a Amazônia e abrindo as portas para mais destruição. A sociedade brasileira exige um ponto final no desmatamento de nossas florestas, em especial a Amazônia. Seja a favor da floresta. Diga não ao PL 6424/2005.

Quem apóia o projeto e o que pode acontecer

Os ruralistas defendem sua proposta alegando que o projeto incentivará a adesão dos fazendeiros à legislação ambiental e garantirá a sobrevivência de metade da biodiversidade amazônica. A primeira promessa, levando-se em conta o passado da atividade rural no Brasil, é uma dúvida. A segunda é ilusão. Na Amazônia, 50% é igual a zero.

Com base nas taxas anuais de destruição de floresta, estima-se que, em duas décadas, 31% dela estarão derrubados, outros 24% degradados e a Amazônia prevista para virar uma savana até o final desse século. O projeto de lei é um sinal verde para as motosserras acelerarem esse processo. Junto com a Amazônia, desaparece também a riquíssima biodiversidade da floresta (ainda não totalmente conhecida pela ciência) e as culturas locais, além de impacto em vários povos indígenas e populações tradicionais.

Por que defender a Amazônia?

A floresta amazônica é um recurso natural estratégico para o combate ao aquecimento global. Destruir a Amazônia pode reduzir a produtividade agrícola brasileira, provocando um grande impacto econômico e social no país. A chuva que é produzida na Amazônia é importante não apenas para a região. Ela ajuda na geração de energia, na produção de alimentos e no abastecimento de água no centro, sul e sudeste brasileiro.

Você pode ajudar

Surgiu a campanha “Meia Amazônia NÃO!” que visa mudar a cabeça dos parlamentares para que a lei não seja aprovada na Câmara dos Deputados. Entre no site da campanha e colabore para derrubar essa lei antes que esse absurdo se torne realidade. Você só precisa colocar seu nome, R.G. e endereço de e-mail. Tem também a opção de indicar para seus amigos via e-mail. Essa campanha está se tornando uma verdadeira mobilização entre os blogueiros, não deixe essa corrente cair e se você tiver um blog, divulgue. Eu sei que talvez não condiza com o assunto de muitos de vocês, mas se conseguirmos cada um multiplicar nossa assinatura em mais 2 ou 3, já será alguma coisa. http://www.meiamazonianao.org.br/


4 comentários:

  1. Gostei da iniciativa de vocês.
    Mude seus hábitos, não o mundo! :D

    ResponderExcluir
  2. Esta parte do país deve ser defendida a qualquer custo pra que as gerações futuras conheçam esta parte de nosso território.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa iniciativa para fazer as pessoas refletirem bem de quão importante é a amazônia, e de como está sendo devastada por ganância, sem qualquer preocupação e essa atitude governamental foi ilícita!

    Temos que defender o patrimônio nacional e internacional que é a floresta amazônica!

    ResponderExcluir
  4. Otima iniciativa de vocês, todas as pessoas deveriam pensar um pouquinho no que vcs estao passando e mudar seu hábitos!

    ResponderExcluir


Como criar site