sexta-feira, 22 de maio de 2009

Aterros Sanitários .

Um aterro sanitário é um espaço que serve para a deposição final de resíduos gerados pela atividade humana. A base de um aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de líquidos acima de uma camada impermeável de alta densidade, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. Esses aterros são construidos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mal cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterâneas.
A recepção dos resíduos inicia-se com a entrada do veículo de transporte de resíduos no aterro e a pesagem na balança. Depois o veículo despeja os resíduos na zona de deposição. Em seguida, o veículo passa pela unidade de lavagem dos rodados (quando houver) e é novamente pesado para a obtenção do peso líquido da quantidade de resíduo transportada.
A operação segura de um aterro sanitário envolve empilhar e compactar os resíduos sólidos e cobrí-lo diariamente com uma camada de solo. A compactação tem como objetivo reduzir a área ocupada e aumentar a área disponível prolongando a vida útil do aterro.

2 comentários:

  1. Que bom que achei esse blog, vai me ajudar muito no meu trabalho !

    ResponderExcluir
  2. Interessante isso sobre os aterros, não sabia de muitas coisas !
    beijos

    ResponderExcluir


Como criar site